Sobre o ensino da literatura: a partir de Paulo Franchetti

No dia 30 de setembro foi realizada no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-FLUC) uma jornada intitulada Sobre o ensino da literatura: a partir de Paulo Franchetti, da qual participei da comitê organizador. A jornada foi inspirada, como o título sugere, pelo livro de Paulo Franchetti Sobre o ensino da literatura (UNESP, 2021). Eis o texto descritivo do evento:

A disparidade entre a prática definidora de uma profissão – o ensino da literatura – e o volume de reflexão sobre essa prática manifesta-se, desde logo, na escassez de produção sobre o assunto, quando confrontada com a abundância de escrita sobre literatura. Esse é, aliás, um tópico inicial do recente livro de Paulo Franchetti, Sobre o Ensino da Literatura (2021), que também por essa razão funcionará como fonte e pretexto para a jornada de debate sobre a questão, que o Instituto de Estudos Brasileiros promoverá no próximo dia 30 de setembro, aproveitando para homenagear o trabalho do autor (visita recorrente no IEB nos últimos anos) no domínio dos estudos brasileiros e portugueses. O evento conta com o envolvimento dos Mestrados em Ensino do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, do Mestrado e do Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa e ainda com o apoio do Centro de Literatura Portuguesa e do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas.

Participaram na jornada os seguintes especialistas: Abel Barros Baptista (UNL), Alcir Pécora (UNICAMP) [por Zoom], Ana Maria Machado (Universidade de Coimbra), Benedito Antunes (UNESP-Assis) [por Zoom], João Dionísio (Universidade de Lisboa), Osvaldo Manuel Silvestre (Universidade de Coimbra), Rita Patrício (Universidade de Lisboa), Rui Mateus (Centro de Literatura Portuguesa).

Além das tarefas corriqueiras da organização de um evento, fui responsável pela realização do cartaz do evento, a captação de áudio das mesas redondas e a posterior edição e produção de podcasts, que podem ser acedidos através do canal do IEB-FLUC no Spotify e no YouTube.

Cartaz:

* Este cartaz foi produzido tendo por base um layout desenvolvido por Ana Sabino.


Deixe um comentário